SIGA-NOS
Faça um Tour 360º

Dicas e Notícias

Duração do exercício não é principal fator na redução do peso

De acordo com um estudo dinamarquês, realizado na Universidade de Copenhague, tanto 30 minutos quanto uma hora de exercícios diários são eficazes na perda de peso.

 

Os pesquisadores monitoraram 60 homens obesos, porém com uma rotina ativa, durante 13 semanas. Em média, os participantes que fizeram 30 minutos diários de atividade física perderam cerca de 3,6 quilos ao longo de três meses, enquanto aqueles que fizeram o dobro, ou seja, uma hora de exercícios, perderam apenas 2,7 kg no mesmo período.



A questão não deve ser centrada apenas na duração da prática de atividade física, mas também na intensidade com que esse exercício é realizado. Se o objetivo do indivíduo é a perda de peso, por exemplo, as variáveis intensidade e duração devem ser analisadas de maneira conjunta. Segundo a pesquisa, a duração do exercício não pode ser considerada como único fator na redução do peso. Em caso de indivíduos sedentários, a inclusão da prática de exercícios físicos regulares à rotina já é considerada como o principal facilitador na busca da perda de peso.



É necessária também uma avaliação conjunta do plano alimentar desse indivíduo, com o intuito de verificar o consumo calórico ao longo do dia, e ainda a avaliação dos exercícios de acordo com o gasto energético de cada atividade. Assim, é possível avaliar o balanço entre o gasto energético do exercício físico e a melhor reposição de alimentos. Nada adianta uma pessoa fazer exercício por um longo tempo ou com alta intensidade e depois abusar no consumo de alimentos calóricos e pouco saudáveis. Além disso, fazer 30 minutos de exercícios por dia é uma meta tão possível de ser alcançada que a pessoa possui vontade e energia para mais atividades físicas nos próximos dias.



É uma boa opção para as pessoas que querem iniciar uma rotina saudável. O estudo foi publicado no site da universidade.

 






fonte: http://www.educacaofisica.com.br/index.php/fitness/canais-fitness/academias/25557-duracao-do-exercicio-nao-e-principal-fator-na-reducao-do-peso

« Voltar