SIGA-NOS
Faça um Tour 360º

Dicas e Notícias

Acupuntura pode ajudar a emagrecer



Resultado de imagem para acupuntura






De acordo com um estudo coreano publicado na revista Acupuncture in Medicine, que faz parte do grupo British Medical Journal (BMJ), a acupuntura pode ser eficaz na perda de peso, especialmente se as agulhas são usadas para estimular cinco pontos específicos da orelha, incluindo os relacionados ao estômago, baço e apetite.



A acupuntura é uma técnica da medicina tradicional chinesa que busca prevenir e tratar doenças por meio de um conjunto de práticas que inclui fitoterapia, exercícios físicos e alimentação adequada. O tratamento consiste na introdução de agulhas (muitas vezes com baixas correntes elétricas que as aquecem) em pontos específicos, pois acredita-se que o fluxo do qi (força vital) é desbloqueado, e assim, retoma-se o equilíbrio entre o yin e yang (forças opostas que se manifestam no corpo pelos extremos: calor e frio, excesso e deficiência).



A pesquisa contou com 91 voluntários com sobrepeso, que foram orientados a seguir uma alimentação restritiva que não era, porém, considerada uma dieta de perda de peso. Os participantes também foram aconselhados a não praticar mais exercícios do que estavam acostumados. Parte dos voluntários foi tratada com sessões de acupuntura, aplicando agulhas em cinco pontos específicos da orelha. As agulhas eram mantidas nesses pontos com uma fita adesiva cirúrgica durante uma semana e, depois, o procedimento era repetido. Esse processo durou oito semanas. Outro grupo realizou sessões de acupuntura com o estímulo de apenas um ponto da orelha, o relacionado ao apetite, enquanto que o restante dos voluntários foi submetido a um tratamento falso, em que as agulhas eram removidas imediatamente após inserção.



A conclusão foi a de que os participantes estimulados nos cinco pontos da orelha tiveram uma redução do IMC de 6,1%, em média. Nos voluntários estimulados em apenas um ponto da orelha, essa diminuição foi de 5,7%. Já o grupo do placebo não apresentou redução no IMC. Além disso, o estímulo em cinco pontos da orelha ajudou as pessoas a diminuírem a taxa de gordura corporal, redução que não foi observada no outro grupo.







fonte: http://www.educacaofisica.com.br/index.php/atividades-alternativas/26704-acupuntura-pode-ajudar-a-emagrecer

« Voltar