SIGA-NOS
Faça um Tour 360º

Dicas e Notícias

Saiba quais trocas fazer para deixar o seu café da manhã mais saudável

Refeição fornece energia para cérebro e músculos ‘trabalharem’ no dia.
 

Tomar café da manhã é um hábito essencial para uma vida mais saudável – por ser a primeira refeição do dia, ela ajuda a fornecer energia para o cérebro e músculos depois do longo tempo em jejum e, com isso, o corpo começa a se preparar para realizar as atividades ao longo do dia. Porém, muita gente ainda pula o café por diversos motivos, inclusive a falta de tempo, e isso pode prejudicar a saúde, como alertaram o endocrinologista Alfredo Halpern e a nutricionista Simone Caivano.



Entre os brasileiros que tomam café da manhã, no entanto, a variedade de alimentos não é muito grande – de acordo com uma pesquisa recente, o açúcar é o alimento campeão na refeição, seguido da bolacha, café, achocolatado em pó e suco industrializado em pó. Segundo a nutricionista Simone Caivano, o açúcar no topo da lista mostra como os brasileiros exageram ao adoçar o café.



No caso do leite, outro alimento bastante comum no café dos brasileiros, existem diferenças ao redor do país: segundo a pesquisa, em São Paulo, por exemplo, 34% da população consome leite de caixinha, uma opção prática e rápida, como explicou a pesquisadora do Instituto Ipsos, Valéria Tassari, na reportagem da Carla Modena. Já no Recife, por outro lado, o campeão é o leite em pó.



Segundo a nutricionista Simone Caivano, os leites em pó e de caixinha são muito parecidos do ponto de vista nutricional, mas em relação ao armazenamento, o leite em pó sai na frente já que não precisa de refrigeração e dura mais tempo depois de aberto. Porém, a nutricionista alerta que, em ambos os casos, o ideal é optar sempre pelo desnatado, que tem menos gordura e é melhor para a saúde.



Outra troca importante para diminuir a gordura no café da manhã é escolher o requeijão no lugar da manteiga, como mostrou o endocrinologista Alfredo Halpern. Porém, o médico alerta que a manteiga não é um alimento ruim e também tem sua importância. O biscoito com água e sal também pode ser trocado por uma torrada feita em casa, que tem menos sódio por não ser industrializada - de maneira geral, escolher alimentos feitos em casa é uma maneira de reduzir substâncias ruins e ganhar mais saúde, como alertou a nutricionista Simone Caivano.



Já quem tem o hábito de tomar um iogurte no café da manhã, por exemplo, a recomendação é acrescentar granola ou algum outro tipo de cereal para aumentar a quantidade de fibras e, consequentemente, a sensação de saciedade. Bater um suco com linhaça também é uma opção para aumentar as fibras e diminuir a fome ao longo do dia, como explicaram os especialistas.



Em relação ao pão, uma das cidades que mais consome é Florianópolis, como mostrou a pesquisa. No entanto, em Salvador, a população aposta também no bolo como uma fonte de carboidrato na primeira refeição do dia - cerca de 22% das pessoas consomem misturas prontas para bolo, como mostrou a reportagem da Sônia Campos e do Mauro Anchieta. De acordo com a nutricionista Simone Caivano, se a ideia for consumir um bolo no café da manhã, é importante optar por aqueles sem cobertura e sem recheio, como os feitos com frutas, por exemplo.



No entanto, o melhor mesmo é sempre ingerir frutas em sua forma natural - a recomendação da Organização Mundial de Saúde é consumir de 3 a 5 porções por dia, mas não são todas as pessoas que têm tempo e vontade para isso. Como mostraram os especialistas, porém, as frutas podem ser opções práticas para quem não tem fome de manhã ou não tem tempo de tomar o café da manhã, já que podem ser levadas enroladas em papel alumínio, por exemplo, ou até cortadas em pedaços em potes pequenos para beliscar ao longo do dia.



Em Brasília, por exemplo, a população tem o costume de ingerir frutas, como mostrou a reportagem da Heloísa Torres. Lá, a manga é a preferência e pode trazer muitos benefícios à saúde já que tem fibras e nutrientes importantes, como vitaminas A, C e do complexo B. Na hora de consumir, no entanto, existem várias opções além do consumo direto - ela pode ser usada em sucos e até mesmo em pratos, como o ceviche.

 







fonte: http://www.educacaofisica.com.br/index.php/ciencia-ef/canais-cienciaef/nutricao-hidratacao/26619-saiba-quais-trocas-fazer-para-deixar-o-seu-cafe-da-manha-mais-saudavel

« Voltar